segunda-feira, 15 de maio de 2023

IMPRESSÕES SOBRE O LIVRO DO GONZALO DÁVILA BOLLIGER



Gonzalo, terminei de ler o seu livro "Rumo ao âmago da própria voz". muito interessante essa ligação com a música, o rock progressivo, principalmente. "eu passei a vida rascunhando gritos em uma sala de espelhos". legal isso. rei dos mortos e ao mesmo tempo um espantalho que se declara um artista. "o maior dos artistas" o que o leva a ser, por conseguinte, a ser o rei da tristeza. "-oh convidados, meus leitores/meus semelhantes, meus hipócritas, pupilos!!/não abandonem estes arabescos dourados,/eles irão se emaranhar como serpentes em teus crânios/e fazê-los sofrer como quem dentro-/do próprio túmulo em que houvesse nascido-/lesse o seu próprio epitáfio/. Você, Gonzalo, demonstra ter uma estupenda imaginação. neste teu livro eu observei características de Bob Dylan e Fernando Pessoa na pessoa do Álvaro de Campos, como no poema das páginas 115 e 116 - muito bom. a ressalva que eu faço é referente ao concretismo dos irmãos Campos, Augusto e Haroldo & Décio Pignatari que pretenderam decretar o fim do “ciclo histórico do verso” e, a meu ver, não obtiveram nada e isso só trunca a fluidez dos versos e da leitura.

mas a impressão geral que fica é a de um bom livro e de um bom autor. parabéns!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário